Livros

Leituras Recomendadas!


A psicologia na saúde...

 

Esta obra nos oferece uma visão clara e organizada do quão ampliados se encontram, hoje, o campo de atuação e as oportunidades de qualificação profissional dos psicólogos na área da saúde - na atenção primária, nos ambulatórios, nos hospitais e nas interfaces com as diversas especialidades médicas. Ao mesmo tempo, apresenta alternativas para o enfrentamento dos novos desafios que emergem nesse contexto.

Destaque: colaborei na escrita de dois capítulos deste livro.

Capítulo 8A atuação da Psicologia Hospitalar em ambulatórios

Capítulo 16A Psicologia nos cuidados paliativos
 
 

 





 

Bilhete de Plataforma

 

Derek Doyle, médico atuante e reconhecido em Cuidados Paliativos, procura trazer à tona, em 'Bilhete de plataforma - vivências em cuidados paliativos', histórias verdadeiras que mostram como os pacientes podem ensinar sobre a vida e a morte em um momento tão pungente.
Este livro foi traduzido para o português pelo médico Prof. Dr. Marco Túlio de Assis Figueiredo, precursor dos cuidados paliativos no Brasil e um dos maiores estudiosos do assunto.
 

 
 
 
 
 
 
 

A Arte de Morrer Visões Plurais v. 1, 2 e 3


Este livro já se tornou uma referência no Brasil. Trata-se de uma obra escrita por inúmeros especialistas em Medicina, Filosofia, Educação, Psicologia, Enfermagem, Antropologia, Direito, Religiões e outras áreas. Cada qual discorrendo sob a sua perspectiva sobre a temática da morte. Todos os autores são pesquisadores, a maioria doutores das maiores universidades brasileiras, que abordam a questão de maneira interdisciplinar e plural. Apesar de ter esse caráter acadêmico, não se trata de um livro dirigido apenas a estudiosos da questão, mas a todas as pessoas que desejam romper o silêncio em torno da problemática da morte, que nos toca a todos!

 

 
 
 
 
 
 
 
 

A Humanização e Cuidados Paliativos


Até bem pouco tempo atrás, medicina e ternura caminhavam distantes, em estradas paralelas. O livro 'Humanização e cuidados paliativos', organização dos experientes Leo Pessini e Luciana Bertachini, é uma obra pioneira porque quebra este paradigma. A obra tem como objetivo ajudar o leitor a humanizar ainda mais seu trabalho diário junto a pessoas enfermas, o que representará uma conquista significativa em termos de qualidade. 

 

 
 
 
 
 
 
 

Dor e Cuidados Paliativos

 
 
Os avanços tecnológicos na área de saúde, principalmente na oncologia, contribuíram de maneira inegável para o aumento da sobrevida dos pacientes, mas enfatizaram mais a cura do que o cuidado e o bem-estar do paciente e de seus familiares, às vezes acrescentando mais tempo à vida do que vida ao tempo. Esta obra reúne informações sobre cuidado paliativo, abordagem diferenciada de tratamento que envolve o atendimento à saúde que não dispensa nem despreza a tecnologia, mas a utiliza em prol do ser humano que há em cada paciente. A valorização da 'boa morte' e a crescente exigência da sociedade de que o cuidado à saúde seja humanizado, solidário, responsável e efetivo tornam necessário o trabalho multiprofissional qualificado, com atendimento em clínicas, ambulatórios, domicílios, unidades de internação hospitalar, serviços de consultoria e suporte para o luto. Almeja-se avaliar as expectativas e as necessidades físicas, psicológicas, sociais e espirituais da pessoa, bem como integrar ao cuidado os valores, crenças e práticas culturais e religiosas por ela professadas. 'Dor e cuidados paliativos' agrega os conhecimentos das ciências humanas aos das ciências da saúde, fornecendo material denso e inovador que muito contribuirá para a formação dos profissionais de saúde e para o bom atendimento aos doentes que necessitam de cuidados paliativos.



 
 
 
 
 
 
 

Cuidados Paliativos Discutindo a Vida, a Morte e o Morrer


Este livro tem como principal objetivo tornar-se fonte de consulta, pesquisa e guia para a construção de uma prática entre leigos e acadêmicos na área de cuidados paliativos. Reúne textos de especialistas brasileiros na área, contemplando diversos campos de saber e vários pontos de vista, tratando da essência dos cuidados paliativos. Aborda temas e necessidades presentes na vida de pacientes, cuidadores e profissionais que lidam com as questões da vida, da morte e do morrer.

 

 
 
 
 
 
 
 
 

Cuidados Paliativos Diretrizes, Humanização e...


Este livro visa ensejar uma formação que contemple as áreas dos cuidados paliativos, a saber, conhecimentos científicos, psicológicos, filosóficos, sociais, espirituais e humanitários. Mais de 1 milhão de brasileiros morrem por ano em nosso país, dos quais 700 mil em hospitais e, apenas 200 mil em residências; boa parte, simplesmente, morre – sem assistência adequada, seja física, seja psicológica, seja socioespiritual, em meio à perplexidade e ignorância dos familiares, sobre o que seja o processo de morrer.
 
 



 










 Luto Estudos sobre a perda na vida adulta

 
Muitas vezes as pessoas sentem-se desorientadas quando perdem um parente ou um amigo querido. O estudo do sentimento de perda e do luto tem ocupado, na última década, um espaço considerável no campo da psicologia. O autor, um dos pioneiros dessa área, desenvolve novas e atualizadas teorias que ajudam a entender as raízes do pesar e do sofrimento causados pelo luto. É uma abordagem baseada na sua experiência clínica, que apresenta propostas concretas para minimizar os efeitos emocionais e psicológicos da perda. Indicado para médicos, clérigos, psicólogos e advogados que lidam com o assunto, e também para pessoas que se interessem em entender melhor esta situação emocional.          
 

O Ano do Pensamento Mágico

 
Este é um livro que cativa imediatamente o leitor, mas ao mesmo tempo o conduz a uma jornada difícil pelo universo da morte, sobre o qual ninguém deseja falar ou mesmo refletir, como se fosse um tema tabu. Contraditoriamente, porém, é um fato inegável e inevitável na vida de todos.
A escritora e jornalista norte-americana e seu marido, John Gregory Dunne, acabavam de voltar de mais uma visita à filha Quintana, internada em coma depois de uma gripe que evoluiu para uma pneumonia e, daí, para um choque séptico completo. Era o dia 30 de dezembro de 2003, quase passagem para 2004. Joan preparava o jantar quando John, subitamente, teve um violento infarto, vindo a falecer nesta mesma noite.
A intensa narrativa da autora leva o leitor de encontro ao resultado de suas persistentes pesquisas sobre a morte e o luto, tanto na ficção quanto na psicanálise, particularmente nos trabalhos de Freud sobre Luto e Melancolia, e em outras fontes que discorrem sobre o assunto.
Nesta obra ela disseca sem piedade as entranhas da morte, buscando assim recompor o sentido da sua própria existência. Quem busca, porém, encontrar conforto nas páginas desta obra, ficará frustrado. Ela mesma não encontra, em suas buscas, esta consolação. Sua dor é transcendida gradual e naturalmente, com a lenta passagem do tempo. Joan não oferece ao leitor, portanto, nenhuma fórmula mágica para a superação da dor, pois descobre que ela é inevitável e necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário